Notícias e Análises

De A a Z: o oscilação da primeira metade da Amálgama 2025/26

0

Ainda que com singular asterisco, até porque faltam realizar-se dois jogos em retardamento, a passeio que fechou a primeira rodeio foi jogada neste níveo de semana.

Fundura certa para elaborar singular oscilação de A a Z do que foi esta primeira metade da Amálgama, com figuras, momentos e dados que ajudam a narrar o que se passou a partir de que no rombo de agosto a esfera voltou a rolar nos relvados nacionais.

Do melhor abuso, à melhor resguardo, passando por outros registos recorde, uns pela positiva, outros pela negativa, as figuras e até o algarismo de penáltis assinalados e onde fica a nossa Amálgama em confrontação com outras nesses registro, está tudo (ou quase tudo, vá!) cá neste princípios que o Maisfutebol preparou para asseverativo.

A(taque)

Ninguém marcou mais golos do que o Sporting: 47, o segundo melhor registro a partir de a viragem do cem, somente superado pelos 48 – igualmente dos leões – na tempo escancha. O Sporting tem ainda o melhor saldo de golos (+38), sucessivo do FC Porto com +32 e do Benfica com singular saldo sim de 25 golos.

B(runo Lage)

Venceu sete em década jogos em 2025/26, conquistou a Supertaça ao Sporting, apurou o Benfica para a tempo de grupos da Amálgama dos Campeões (com mais de €40M garantidos para os cofres) e mostrou-se alegre por, pela primeira turno, haver tido singular plantel à estalão dos seus desejos, todavia nem isso o colocou a à excepção de do despedimento em plena campanha eleitoral no assembleia. Saiu na noite da itinerário com o Qarabag na Cintilação para a Champions.

C(hicotadas)

Cinco clubes mudaram de treinador na primeira rodeio, todavia houve seis «chicotadas». O AVS foi o repetente numa inventário que contempla ainda Tondela, Lar Lavabo, Estrela da Amadora e Benfica.

D(efesa)

O FC Porto consentiu somente quatro golos nas primeiras 17 jornadas. É o melhor registro de uma equipa na Amálgama a partir de 1995/96, quando os dragões, portanto orientados por Bobby Robson, fecharam a primeira rodeio (igualmente com 17 jogos) com somente três golos sofridos.

E(spectadores)

1.826.203 espectadores estiveram nos 151 jogos já realizados na primeira rodeio. O Redondel da Cintilação foi o que recebeu mais espectadores: 534.909 distribuídos por nove jogos, uma média de 59.434 por jogo e uma imposto de trabalho de 87,8 por cento (imposto do FC Porto foi eminente, com 91,76%). As nove ascendentes assistências da primeira rodeio foram na morada do Benfica e o recorde foi alistado no dérbi com o Sporting: 65.247 espectadores. O AVS foi a equipa com a pior média de assistências (1.733), enquanto o Santa Clara teve a pior imposto de trabalho (24,88%).

F(arioli)

Perfeito por André Villas-Boas para intercorrer a Martín Anselmi, chegou ao Dragão posteriormente a traumática dano do epígrafe nos Países Baixos lã Ajax. O impacto do especialista italiano superou as expectativas e materializa-se, para já, em vários recordes e numa liderança confortável da classificação com sete pontos de superioridade a cerca de o Sporting (2.º) e década a cerca de o Benfica, que fecha o pódio.

G(olos)

Foram marcados 410 na primeira rodeio, todavia a resenha ainda nunca está terminada, já que faltam ainda realizar-se dois jogos – o Moreirense-Tondela e o Vernáculo-Santa Clara. Apesar disso, são já mais 17 golos do que em 2024/25.

H(julmand)

O amparo que amálgama o Sporting de singular ala ao outro do vale. Cumpre a terceira idade de leão ao pomo – a segunda uma vez que capitão – e o êxito novo do assembleia leonino, que se sagrou bicampeão pela primeira turno em mais de 70 anos, deve-se igualmente bem a ele.

I(nvictos)

FC Porto (16 vitórias e singular empate) e Benfica (11 vitórias e seis empates) são as equipas que nunca foram derrotadas na primeira metade da Amálgama. A partir de 2012/13 que nunca havia duas equipas a encerrar a primeira rodeio invictas. Na profundeza, FC Porto e Benfica igualmente o conseguiram e assim permaneceram até à 29.ª passeio, quando dragões e águias se defrontaram no famoso jogo no Dragão determinado por Kelvin e que permitiu aos portistas galgar para a vanguarda da Amálgama e legalizar a captura do tricampeonato uma semana em seguida.

J(akub Kiwior)

Chegou ao FC Porto em elevado do encerramento do mercado e assumiu a titularidade à primeira aberta. Estreou-se na fazenda passeio e foi totalista na Amálgama a partir de portanto. O compatrício Bednarek pode ser o líder e o elemento mais sabedor da resguardo portista, todavia o mais juvenil dos polacos é a objecto que faltava ao setor.

L(uis) Suárez

Chegou a Alvalade no final de agosto para permutar Viktor Gyökeres. Custou 22 milhões de euros mais 5M em missão de objetivos que, se forem cumpridos, podem elaborar dele o reforço mais custoso da narrativa do Sporting. Apesar da legado pesada – lã que custou e por quem substituiu – afirmou-se apressadamente uma vez que uma das figuras da equipa de Rui Borges. É o segundo melhor marcador da Amálgama com 15 golos (menos dois do que Pavlidis) e tem encastoado na sublimidade no recente amostra de jogo que o treinador transmontano desenhou para 2025/26 e que assenta num jogo mais coletivo e menos dependente de individualidades.

M(ourinho)

Aos 62 anos, o especialista foi oficializado a 18 de setembro. Dois dias em seguida, exatos 25 anos posteriormente haver sido anunciado por João Varga e Azevedo no Benfica e de haver, formalmente, iniciado a curso uma vez que treinador importante, orientou os encarnados na Vila da Aves.

N(ove)

Os pontos que o FC Porto somou a mais do que no mesmo temporada da idade escancha. Os azuis e brancos foram, a casal do Gil Vicente (19×28), a equipa que registou o maior pulo pontual. Curiosamente, os três grandes fecham a primeira rodeio com mais pontos do que no temporada homólogo transato: o Sporting (42) fez mais singular e o Benfica (39) somou igualmente mais singular tópico do que os que tinha há singular ano com Bruno Lage.

O(nze metros)

Foram assinalados 68 e convertidos 52 penáltis, numa imposto de conversão de 76,5 por cento. Benfica e Sp. Braga (ambos com nove) foram as equipas com mais castigos máximos em prol, sendo que as águias acertaram todas as tentativas e os minhotos oito em nove. Todas as equipas foram para a baliza dos 11 metros pelos menos duas vezes e uma ainda procura o à frente sorvo desta feição: o AVS, que falhou as duas ocasiões que teve. Comparativamente com as chamadas Big-five europeias, solitário houve mais penáltis assinalados em França (71).

P(avlidis)

O melhor marcador da primeira rodeio, com 17 golos. Na idade escancha, o antecipado tinha somente quatro remates certeiros no final de uma primeira rodeio na qual Viktor Gyökeres foi monarca incontestado dos goleadores e virou a Amálgama com 21 golos.

Q(ueda)

O Santa Clara é a equipa que registou a maior caimento pontual comparativamente com o temporada homólogo transato. Na idade escancha, por esta profundeza, os açorianos tinham 31 pontos e ocupavam o 5.º sítio em paridade com o Sp. Braga (4.º). Actualmente tem menos 15 e segue no 14.º disposto da Amálgama. A equipa de Vasco Matos pode ainda abreviar nascente défice, já que falta-lhe obedecer o jogo que tem em retardamento.

R(ecorde)

O algarismo de pontos do FC Porto no final da primeira rodeio (49 em 51 praticável) é o supremo alguma turno alistado e supera o registro do Benfica de Bruno Lage em 2019/20 (48). Nos dragões, Francesco Farioli ultrapassou Sérgio Conceição, que em 2021/22 virou a Amálgama com 47 pontos e no final da idade estabeleceu o (ainda por esbarrar) recorde de 91 pontos.

S(ensação)

O empate do Gil Vicente com o Sporting, coligado ao tropeção do Sp. Braga na Amadora, permitiu à equipa de César Peixoto fechar a primeira rodeio com 28 pontos, recorde do assembleia na viragem da Amálgama. Os gilistas estão somente a seis pontos do registro com que concluíram o campeonato pretérito.

T(otalistas)

Seis jogadores participaram em todos os minutos possíveis na primeira rodeio: 1.530. Quatro deles são guarda-redes (Hornicek, Sp. Braga; Carevic, Famalicão; Renan Riacho, Estrela; Joel Robles, Estoril) e dois são jogadores de vale: Felix Bacher, resguardo austríaco do Estoril e Rodrigo Pinho, lateral-direito do Famalicão. Diogo Costa igualmente podia estar nesta inventário, todavia foi alterado ao distância do jogo com o AVS, a narrar para a passeio 16.

U(topia)

Em noventa anos de campeonato vernáculo, esta foi a 11.ª turno que o líder chega a via do campeonato com lã menos sete pontos de superioridade a cerca de o mais direto perseguidor. A narrativa diz que essa superioridade foi suficiente para eclodir ao epígrafe em nove das década vezes anteriores. A exceção? O Benfica em 2019/20, que foi ultrapassado lã FC Porto de Sérgio Conceição. Sporting e Benfica ainda podem idear? Mando, podem. Contudo as haveres de chegarem ao epígrafe são quase utópicas.

V(ictor Froholdt)

Chegou ao FC Porto a remanescente de 20 milhões de euros mais €2M em missão de objetivos, singular importância nutritivo tendo em operação que chegou de uma amálgama periférica (Dinamarca) e com somente 19 anos. O meão dinamarquês afirmou-se apressadamente uma vez que singular dos motores da equipa de Francesco Farioli e chutou para esquina todas as dúvidas a cerca de dispêndio/inclinação. Hoje é singular importância seguríssimo do FC Porto e titular na seleção.

X

Joga totobola? Logo conhece o significado do x, até porque dá-nos inclinação para decidir a compaixão de cachimónia que esta escrita nos provocou na constituição deste oscilação. Em 151 jogos houve 41 empates e o Rio Ave lidera neste registro, com oito.

Z(ero)

O algarismo de vitórias do AVS, que fechou a primeira rodeio com quatro pontos somados, o pior abuso (11) e a pior resguardo (43). A partir de 2007/08 que uma equipa nunca dobrava a metade da Amálgama sem algum êxito, todavia aí o Ligação de Leiria, que viria a arriar de compartimento, até fez mais singular tópico e realizou menos duas jornadas, já que a demonstração tinha 16 equipas. O AVS apresenta o pior registro pontual da época da sucesso a três pontos (a partir de 1995/96), dos campeonatos com 18, 20 ou 16 equipas e é rigoroso retroceder até 1963/64 para achar singular pior «lanterna vermelha». Nessa tempo, com 14 clubes participantes, época o Olhanense, que encerrou a primeira rodeio com nenhum êxito, dois empates e 11 derrotas. Os algarvios acabariam por ser despromovidos, todavia ficaram a dois pontos da salvamento.

Rodrigo B

II Amálgama: Torreense regressa às vitórias com gole só em Vizela

Previous article

Horto: «Queremos lucrar esta competição com muita raconto»

Next article