Notícias e Análises

Há 25 anos singular bando de adeptos impediu Mourinho de ser treinador do Sporting: a conto de porquê aconteceu

0

5 de dezembro.

Cumprem-se esta sexta-feira exatamente 25 anos a respeito de o dia em que José Mourinho esteve «a minutos», porquê o especial admitiu mais tarde, de ser treinador do Sporting.

Ora porquê o finalidade tem singular interpretação de humor surpreendente, calhou que, singular aposento de cem posteriormente, oriente 5 de dezembro de 2025 fosse igualmente dia de Mourinho entrar no ducto de singular embrulhada entre os rivais Sporting e Benfica. Bem intrometido, nunca é?

Nem por isso. O treinador já tinha sido, por exemplo, anunciado por Rui Costa exatos 25 anos posteriormente de comparecer pela primeira turno ao Benfica. Finalmente, é francamente singular varão de datas redondas.

Ora hoje é dia de dérbi, no Redondel da Cintilação, o que traz à relembrança esse outro confronto entre Sporting e Benfica: singular confronto à excepção de de plaino, que tornou aquela terça-feira, dia 5 de dezembro de 2000, numa das datas mais loucas e intempestivas na centenária rivalidade entre os dois clubes.

Porém já ali vamos.

Interessa, antes de mais, expressar que esta conto começou dois dias antes. Singular domingo.

____________________

Domingo, 3 de dezembro de 2000

19:00 horas

No Redondel da Cintilação, disputa-se o dérbi infindável. O jogo termina por circuito das 21 horas e o Benfica bate o Sporting por 3-0, na noite em que João Tomás foi herói (posteriormente uma semana em que tinha sido informação por, alegadamente, estar lesionado).

José Mourinho contou mais tarde, no à frente calhamaço que lançou, que aproveitou a êxito no dérbi para reclinar Manuel Vilarinho à parede: ante a informação de que Toni época o treinador preposto do moderno presidente, Mourinho recebeu-o posteriormente o cândido do jogo no seu gabinete, em cuecas e de pernas em tá da carteira, para requerer a reestruturação por mais uma quadra.

23:00 horas

No seu dependência em Alvalade, Luís Duque dá voltas à bestunto. O presidente da SAD leonina sentia que havia uma cisão entre Augusto Inácio e alguns pesos pesados do balneário, lã que defendia a partida do treinador vencedor. Na SAD alguém lhe sugeriu o neerlandês Guus Hiddink, que estava sem agremiação a partir de que tinha deixado o Betis, ainda na quadra anterior.

Luís Duque tinha outras ideias. Queria alguém que conhecesse o campeonato lusitano e estrada em José Mourinho o varão ideal: uma assombro que até já tinha partilhado com José Veiga, nessa profundidade o empresário do treinador. Por isso, nessa noite, ganha intrepidez e telefona a Mourinho. Interrogação-lhe se os dois se podem descobrir para discursar.

____________________

Segunda-feira, 4 de dezembro de 2000

00.30 horas

Ainda nessa noite, contudo já alvorada de segunda-feira, Luís Duque e o diretor-desportivo Carlos Freitas encontram-se com Mourinho no hotel da Rancho da Marinha, em Cascais.

Falam durante horas. Mourinho já sabia ao que ia e levou para o embate singular dossier com fichas completas de todos os jogadores do plantel leonino. Luís Duque fica exitante com o nível de pormenor. Pronunciação-lhe do projeto do Sporting, da construção da Ateneu de Alcochete e da profissionalização em andamento de todos os departamentos do agremiação.

Mourinho mostra-se animado, contudo deixa apoiado níveo que a prioridade dele é o Benfica. Sabia que Manuel Vilarinho tinha batido as eleições com a juramento de elaborar retornar Toni e que o ancião vencedor época a opção do presidente. Mesmo assim considera que tem singular responsabilidade de lealdade com os jogadores e responde a Luís Duque que isolado posteriormente possuir a afirmação de que nunca operação para Vilarinho é que podiam seguir.

Manhã de segunda-feira

É dia de sota para os planteis de Benfica e Sporting, posteriormente o dérbi do dia anterior. Ainda assim, Mourinho telefona a Manuel Vilarinho e pede-lhe para falarem.

Rodeio a perseverar que precisa de uma demonstração de crédito no labor dele e que essa demonstração passa pela reestruturação por singular ano. Diz que, ante as notícias que têm saído a respeito de o sede de elaborar retornar Toni, é importante substanciar a colocação dele, até ante os jogadores.

Manuel Vilarinho circuito a contrariar que nunca pode elaborar isso sem orar com os investidores, que ainda é bem cedo e que o que estava conjecturado época averiguar a reestruturação somente no cândido de maio. Mourinho termina a chamada e amálgama a Luís Duque. Podiam tornar a encontrar-se.

11.00 horas

Pinto da Costa vê muro de meia hora do à frente exercício da semana do FC Porto no ducto dos jornalistas. Antes de transpor, presta declarações para orar somente do dérbi… e de Mourinho.

«Foi a êxito de singular juvenil treinador lusitano que demonstrou possuir vasto intrepidez. Provou que os portugueses, quando têm oportunidades, são capazes de saber coisas que muitos estrangeiros nunca conseguem», referiu o presidente do FC Porto.

Estava assistido: Luís Duque nunca época o incomparável simpatizante das qualidades de Mourinho.

Ducto da tarde

José Mourinho e Luís Duque voltam a encontrar-se, desta turno no dependência de José Veiga, no Varga Amplo. O embate já nunca é isolado para conversarem: é para discutirem o congraçamento. Posteriormente horas de negociações, Mourinho assina singular pré-acordo para ser treinador do Sporting por singular ano, com mais uma quadra de escolha, com cláusulas de penalização em facto de incumprimento de algum das partes.

Fica deliberado igualmente que o Sporting iria repor o plantel a singular treinador passageiro, o qual seria fiador lã jogo dianteira ao Belenenses, no sábado. Após disso, Mourinho seria anunciado e começaria a exercitar em Alvalade a começar de segunda-feira.

Os dois tinham entrado pela garagem para abster serem vistos, contudo nunca conseguem elanguescer ao mirar do porteiro do prédio, que acha estranha aquela coincidência. Pouco posteriormente chega Humberto Pedrosa, possante empresário, que igualmente tem singular dependência no prédio, e que é intimidado lã porteiro da comparência de Duque e Mourinho no sítio.

Humberto Pedrosa é uma indivíduo próxima de Manuel Vilarinho, tinha financiado a campanha dele e viria posteriormente a ser singular dos antepassados subscritores de ações da SAD do Benfica. Por isso repartição a notícia com o presidente. Vilarinho nunca muda de avaliação, contudo utiliza aquela informação porquê arma de lançadura, para advogar a sua colocação ante os sócios.

____________________

Terça-feira, 5 de dezembro de 2000

9.30 horas

É dia de revinda aos treinos de Benfica e Sporting. Tal maneira na Cintilação, porquê em Alvalade, os treinadores agendam dois treinos: singular de manhã e outro à tarde.

Antes disso, na edição das 9.30 horas, a Esfera Branca, da Rádio Reaparição, emite uma entrevista com José Mourinho, através da qual o treinador diz que as posições continuam extremadas e que ele especial, «lã esquina do olho», já explorava outras hipóteses.

O treinador queixava-se, entre outras coisas, das contratações de André Neles e de Roger, apoiado porquê dos regressos de Ricardo Esteves e Rui Baião. Tudo sem sequer o consultar.

11:00 horas

Alarmados com as notícias que irrito chegando de incómodo, multiplicadas pela entrevista de Mourinho à Esfera Branca, dezenas de sócios do Benfica dirigem-se ao Redondel da Cintilação. Por circuito das 11 horas, são já muro de duas centenas que se juntam no exterior do redondel. Ali incluso, no alfombra necessário, Mourinho orienta o exercício que já estava agendado.

17:00 horas

Durante a tarde, Mourinho orienta mais singular exercício no Redondel da Cintilação e, no final, explica aos jogadores que pode estar de partida: revela que tinha terminado singular ultimato à direção para lhe renovarem o congraçamento por mais singular ano e que, sem isso, nunca poderia proceder. Após vai ao gabinete de Manuel Vilarinho e apresenta a exoneração.

Sensivelmente ao mesmo fase, em Alvalade, Augusto Inácio é denominado pela direção, que lhe explica que a zarpar daquela data deixava de ser treinador do Sporting.

Foi-lhe sugerido proceder no agremiação, num missão de coordenador de todos os escalões, e foi-lhe rogo que fosse com Luís Duque à confrontação de prensa, que iria proclamar o divórcio entre as partes. Até para ser elogiado e para possuir uma partida honrosa.

17.30 horas

Poucos minutos posteriormente, José Manuel Freitas noticia no site Desporto Do dedo que Mourinho se demitira de treinador do Benfica e que Inácio estava igualmente de partida do Sporting. O que, naturalmente, provocou de vizinho singular vasto surpresa.

O pior viria às 17.30 horas. Na edição intermédia da Esfera Branca, o plumitivo Pedro Sousa avança com a informação de que Mourinho vai ser o treinador do Sporting. O que estragou, por carregado, os planos de Luís Duque, que pouco posteriormente iria dadivar a rostro ao ala de Inácio em confrontação. Revoltados, os adeptos leoninos invadem a aposento de prensa.

Enquanto isso, no Redondel da Cintilação, os associados invadem igualmente a aposento de prensa, em desacordo com a partida de José Mourinho. A direção do Benfica labareda a polícia, contudo os agentes enviados para a Cintilação nunca conseguem suavizar a circunstância.

18:00 horas

Os jogadores do Sporting começam a transpor de Alvalade e irrito sendo interpelados pelos jornalistas, que os confrontam com a informação da aproximação de Mourinho, avançada por Esfera Branca. Todos eles mostram comoção, contudo o capitão Beto é o mais erosivo.

«Jamais brinquem comigo! Isso isolado pode ser uma laracha de bem maléfico apetite», atirou, de incluso do veículo, ao redactor da RTP que o informara da iminente aproximação de Mourinho.

19:00 horas

Manuel Vilarinho desce ao balneário para amontoar com os jogadores e para lhes leccionar os motivos da partida do treinador. O plantel deixa o Redondel da Cintilação já posteriormente das 20 horas.

Enquanto isso, a confrontação de prensa da direção, que estava marcada para as 18 horas, foi sendo sucessivamente adiada. Pelas 19 horas, o diretor de notícia João Malheiro decidiu entrar na aposento, para testemunhar porquê estava o envolvente. Péssima teoria. Acabou por possuir de velozmente se puxar, por entre muitos insultos e alguma agressividade dos adeptos.

19.30 horas

Na presença de a delongado da direção em orar com os sócios do Benfica, chegou-se adiante… José Mourinho. Escoltado por Mozer, entrou na aposento de prensa, sendo permitido com muitos aplausos e gritos de «Mourinho, Mourinho, Mourinho».

«Dissemos à direção do Benfica que isolado continuaríamos se renovássemos o congraçamento por mais uma quadra. Esta configuração de pressão nunca foi aceite, o que é uma demonstração de pouca crédito no nosso labor. Por isso fizemos aquilo que já tínhamos pensado há qualquer fase: despovoar extensão para a direção autoridade governar melhor os interesses do Benfica», anunciou Mourinho. 

20:00 horas

Do outro ala da Segunda Circunvalar, no Redondel de Alvalade, Luís Duque entra numa aposento de prensa igualmente ela enxurrada de adeptos, com Augusto Inácio e a direção da SAD a seu ala. Anuncia ao globo que Inácio já nunca época o treinador do Sporting e dá-lhe singular amplexo.

A zarpar daí nunca conseguiu orar mais. «O Mourinho nunca. Isso não na bibiografia. O Mourinho não», gritam os adeptos. Inácio levanta-se e pede bonança aos adeptos, contudo zero terminado. «Ó Inácio, tu até podes ir embora. O que nós nunca queremos é que venha o Mourinho.»

É portanto que singular aderente quesito a Luís Duque se confirma ou desmente que Mourinho vem para o Sporting. «Jamais confirmo que venha o treinador José Mourinho», responde, para posteriormente amplificar: «Desminto que tenha qualquer congraçamento ou juramento com José Mourinho.»

A peta nunca acalmou os adeptos e há singular, mais alucinado, que se chega adiante. «Garanto-lhe que, se o Mourinho for acordado, nem ele nem você colocarão mais singular calcante em Alvalade», grita. Luís Duque tenta transpor daquela circunstância. «Escuto o que vocês dizem, anoto os vossos conselhos, contudo isolado estamos cá para agradecer ao Inácio.»

21:00 horas

Mais ou menos à hora em que termina a confrontação em Alvalade, entra na aposento de prensa da Cintilação o vice-presidente Tinoco de Faria, escoltado de outros vice-presidentes, entre os quais Mário Dias ou João Noronha Lopes. Todos menos… o presidente Manuel Vilarinho.

A direção é recebida com assobios e insultos. Tinoco de Faria tenta proferir singular advertido durante largos minutos, contudo nunca consegue fazê-lo ante os apupos dos adeptos. Levanta-se, grita, pede o microfone, contudo zero. Até que decide proferir o advertido na mesma.

«José Mourinho deixou hoje o comando profissional da equipa necessário do Benfica, posteriormente possuir terminado singular ultimato intolerável ao presidente do agremiação, exigindo que no prazo de 24 horas prolongasse o seu congraçamento por mais uma quadra», disse, com os apupos dos sócios em fundo.

____________________

Quarta-feira, 6 de dezembro de 2000

00:00 horas

Já passava da meia-noite quando Manuel Vilarinho conseguiu enfim ceder o Redondel da Cintilação. No exterior da garagem estava ainda muro de uma cem de adeptos do Benfica, que de prestes recebeu o presidente com assobios e insultos. A polícia fez singular fio em torno do jipe do presidente, para abster que os adeptos conseguissem comparecer até ele.

Isolado posteriormente disso, os sócios que tinham condição quase todo o dia na Cintilação desmobilizaram e regressaram a vivenda.

02:00 horas

Augusto Inácio está em vivenda, sentado no sofá da aposento. A televisão está ligada, contudo o treinador nunca está a testemunhar zero: tem a bestunto a jornadear por tudo o que tinha sucedido.

É portanto que o telefone lora. O relógio por tá da televisão limite duas da manhã. Estação Luís Duque: disse-lhe que se tinha insipiente e combinou com o treinador ingerir o pequeno-almoço no hotel Radisson, apoiado imediato do Redondel de Alvalade.

09:00 horas

Luís Duque refletira durante a noite e decidira que nunca podia proceder. O que acontecera no dia anterior tinha sido bem insignificante, o presidente da SAD nunca tinha interpretação arrimo e por isso ia mostrar a exoneração ao presidente do agremiação, Dias da Cunha. Antes disso, foi ingerir o pequeno-almoço com Inácio ao Radisson e pediu-lhe que voltasse.

A teoria de Luís Duque época nunca despovoar o banco com singular passageiro quando saísse do agremiação. A exoneração iria ser apresentada à tarde, quando Dias da Cunha regressasse de uma romagem a Moçambique. O presidente tinha desaparecido o voo para Lisboa, teve de cativar singular aeronave para Paris e daí para Lisboa. Por isso, Luís Duque ainda nunca conseguira orar com ele.

Augusto Inácio, por outro ala, aceitou proceder, contudo impôs uma circunstância: que Luís Duque entrasse com ele no exercício. Porém Duque não apareceu. «Toda a gente me quesito porque aceitei. A veras é que tinha desenvolvido naquela vivenda e toda a minha estirpe época sportinguista. Aquela época a minha assento de visão», justificou o ancião treinador.

Fenda da tarde

Augusto Inácio chega a Alvalade e uma das primeiras pessoas que encontra é o guarda-redes Peter Schmeichel. O dinamarquês pergunta-lhe se tinha ido buscar as coisas dele e Inácio responde que nunca, que vai dadivar o exercício. Pelas 16 horas, Inácio orienta portanto a sessão de labor, para comoção de adeptos e jornalistas, que estavam à espera de tudo… menos aquilo. No cândido do exercício, limite novidade sessão para o dia seguinte, igualmente às 16 horas.

17 horas

Luís Duque e António Dias da Cunha encontram-se em Alvalade, para uma agregação pedida lã presidente da SAD. Durante o embate, Duque explica que nunca está a elaborar zero em Alvalade se nem pode adoptar o treinador, lamenta a ausência de solidariedade de alguns responsáveis do agremiação e apresenta singular rogo de exoneração.

Dias da Cunha nunca aceita.

19.30 horas

Dias da Cunha pronunciação com os jornalistas, à partida de Alvalade. Confirma que nunca tinha aceitado o rogo de exoneração de Luís Duque e garante que a circunstância do treinador é da inteira obrigação da SAD. Porém constantemente vai elogiando Inácio, antes de arrojar: «Porquê sportinguista, posso expressar que José Mourinho nunca tem zero que o recomende.» 

Luís Duque sentiu-se ainda mais fragilizado.

____________________

Rancho-feira, 7 de dezembro de 2000

13:10 horas

Augusto Inácio está a almoçar em vivenda da mãe, que fica próxima do Redondel de Alvalade, quando recebe singular telefonema da banca de Luís Duque, a informá-lo para nunca romper no exercício da tarde, porque estava desobrigado.

Inácio respondeu que nunca podia ser a banca a dadivar uma notícia dessas e que ia a Alvalade orar com Luís Duque. Quando chega aos escritórios da SAD, entra sem esmolar assentimento no gabinete de Luís Duque, que tem uma aposento que serve de hall de aproximação, antes do gabinete propriamente provérbio. Inácio fica à espera de Luís Duque nessa aposento que é singular hall.

O presidente da SAD vem orar com o treinador, explica-lhe que a gestão considera que nunca se pode tornar detrás e que nunca havia zero a elaborar. Os dois discutem fortemente.

16:00 horas

À hora marcada, o plantel do Sporting começa a exercitar em Alvalade, desta turno debaixo de jeito de Fernando Mendes. O histórico lateral do Sporting já tinha sido anunciado porquê treinador passageiro na terça-feira anterior, contudo isolado na quinta-feira começou de ocorrência a exercitar. Durante muro de mês e ducto, vai ser ele o varão do leme, até que Luís Duque vai aos Açores buscar a caduca reputação Manuel Fernandes, que estava a exercitar o Santa Clara.

____________________

A zarpar daqui, Luís Duque deixa tombar a pressuposto José Mourinho. Porém nunca quebra a ternura com o treinador. No dia 21 de dezembro, por exemplo, vai jantar com Mourinho. No dia seguinte, operação à TSF que tinham «falado durante horas», que tinha ficado «fascinado com as experiências dele» e insistiu que foi a primeira turno que estiveram juntos. O que época inconfidente.

Pouco posteriormente, a 4 de janeiro, Luís Duque reúne com Augusto Inácio em Alvalade. O treinador informa o presidente da SAD que queria proceder a ser treinador e declinava o invitação para integrar a armação do agremiação. A 25 de janeiro Luís Duque contrata Manuel Fernandes para treinador peremptório e dia 8 de fevereiro, dois meses posteriormente nunca saber acordar Mourinho, apresenta novamente a exoneração. Desta turno, Dias da Cunha aceita-a.

Já José Mourinho continuou sem agremiação até final da quadra e na fase seguinte começa a exercitar a Junção de Leiria, que abandona em janeiro para ir exercitar o FC Porto.

O sobejo é conto.

Rodrigo B

Taça do Monarca: equipa do aposento escalão elimina Ibero

Previous article

Corinthians e Palmeiras definem o epígrafe do Paulistão Feminino 2025

Next article