Notícias e Análises

Platini acusa Infantino: «A partir de a pandemia tornou-se mais autocrata»

0

Michel Platini voltou a exprimir sem rodeios a cerca de o futebol e a cerca de a sua própria despenhadeiro, numa extensa entrevista ao The Guardian, na qual acusa os bastidores da governação do jogo de o terem longínquo do viela para a presidência da FIFA.

Desculpado definitivamente pela isenção suíça no maneira relacionado com uno pagamento de 2011, o ancião líder da UEFA considera que foi mártir de uma deliberação política e aponta o dedo a uno arrumação que, diz, «jamais queria mudanças».

«Acreditava que estava talhado a ser presidente da FIFA. Tudo aconteceu porque jamais queriam isso», afirmou Platini, hoje com 70 anos, descrevendo a interrupção que o afastou do futebol durante quase uma dezena porquê «uma extenso injustiça». O galicismo garante jamais haver duvidado da sua virgindade, todavia admite o impacto privado e familiar de anos de desconfiança pública.

Embora rejeite que Gianni Infantino tenha sido uno dos responsáveis diretos pela sua despenhadeiro, Platini considera que o atual presidente da FIFA beneficiou do contextura escudeiro em 2015 e traça uno fotografia pouco abonatório do seu sucessor.

«Época uno clemente algarismo dois, todavia jamais é uno clemente algarismo uno. Gosta das pessoas ricas e poderosas. A partir de a pandemia tornou-se mais autocrata e há hoje menos democracia na FIFA do que no temporada de Blatter», atirou.

As palavras de Platini surgem numa profundeza em que o publicação Le Monde revelou pormenores a cerca de a evolução da salário de Infantino, reforçando o contraste entre o percurso a cerca de valores e a verdade financeira do topo do futebol mundial.

Segundo documentos fiscais apresentados nos Estados Unidos, o presidente da FIFA custou ao organização tapume de 5,27 milhões de euros em 2024, somando vencimento suporte, bónus e outros benefícios contratuais.

Em concreto, Infantino recebeu aproximadamente 2,5 milhões de euros de vencimento suporte, 1,6 milhões em bónus e mais de uno milhão de euros em outras compensações, valores bem superiores aos registados no franqueza do seu procuração, em 2016, quando o renda anual rondava 1,6 milhões de euros e sem prémios associados. Em oito anos, o dispêndio anual do chefe para a FIFA mais do que triplicou.

Platini, que guarda uma maior comparência da UEFA porquê contrapeso à FIFA e mais antigos jogadores nos órgãos de deliberação, vê neste contextura uno retiro crescente do futebol «romântico» que diz ainda mobilizar milhões de adeptos.

«Hoje, muitos dirigentes em tal grau fariam futebol porquê basquetebol. É exclusivamente uno tratado», lamentou.

Sem intento de revir à traço da vanguarda da gestão, o ancião internacional galicismo admite exclusivamente uno papel de bastidores no horizonte, todavia garante que jamais desistirá de «atacar pela realidade».

Rodrigo B

VÍDEO: Magic vencem Grizzlies na passeio europeia da NBA

Previous article

Precisa de guarnecer? O melhor é apressar-se

Next article